WeCreativez WhatsApp Support
Pergunte o que quiser, estamos aqui para lhe atender !
Olá, como posso ajudar?

Queijos são alimentos muito delicados e, por essa razão, seguir as recomendações específicas de conservação para cada tipo é fundamental para garantir sabor, consistência e qualidade do produto, especialmente depois de retirados de sua embalagem original:

– Os queijos de massa mole (Gruyère, Gorgonzola) devem ser armazenados em recipientes fechados na parte inferior da geladeira (gaveta de legumes).

– Queijos mais suaves (os chamados semi-cozidos ou amarelos) como Gouda, Morbier, Minas Padrão, Mussarela, Prato, Estepe, Saint-paulin após abertos podem ser cobertos com um pano úmido em local que não sofra grandes variações de temperatura. Se preferir, armazenem potes fechados ou envolto em filme plástico na parte inferior da geladeira por até cinco dias, em média.

– Os queijos duros, maturados ou defumados (Parmesão, Reino, Provolone) podem ser mantidos em temperatura ambiente, em local fresco e arejado, desde que dentro do prazo de validade. Não esqueça de cobrir o queijo para evitar contato com qualquer organismo vivo. Se a temperatura ambiente estiver muito quente ou se quiser garantir uma duração mais longa, opte por mantê-los na geladeira.Após aberto, envolva o produto em papel toalha absorvente antes de passar o filme plástico ecoloque em um recipiente com tampa na geladeira para garantir sabor e textura por cerca de um mês.

– Queijos frescos (Minas Frescal, Cottage, Burrata, Ricota, Mussarela de Búfala) devem ser conservados sempre dentro da geladeira, de preferência em um pote hermeticamente fechado. Retire da refrigeração apenas no momento do consumo e retorne à geladeira em seguida.

– Queijos com mofo branco (Brie e Camembert) após abertos devem ser envoltos novamente no papel original da embalagem, própria para preservar as características originais do produto. Mantenha na geladeira por no máximo 5 dias.

– Queijos com mofo azul, como Gorgonzola  e Roquefort, também precisam ser armazenados na geladeira em potes fechados ou envoltos em filme plástico por no máximo 20 dias. Como esse tipo de queijo costuma desprender umidade, coloque um papel toalha no fundo do pote para absorção.

– Queijos fundidos e processados devem ser armazenados da mesma forma como foram vendidos – fora da geladeira ou refrigerados.

– Quando em temperatura ambiente, evite correntes de ar e luminosidade excessiva.

– Nunca armazene um queijo na geladeira sem proteção para evitar o crescimento de mofos e o ressecamento. O surgimento de mofos na casca dos queijos, no entanto, é natural e costuma ser superficial. Basta remover as partes afetadas com um pano limpo e uma solução de água e sal.

– Não é recomendado congelar nenhum tipo de queijo para que o produto não perca o sabor e textura característicos.

– Observe sempre a data de validade do produto na embalagem original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *